top of page
  • Foto do escritorPedro Rego

Uma abordagem minimalista!

Atualizado: há 5 dias

Os dias têm estado muito complicados quer em Portugal, quer na Europa! Chuva e ventos muito fortes têm gerado o caos, com episódios de cheias e feito cair árvores, telhados e estruturas. Este tempo é normal nesta época, com a chegada do Outono e às portas do Inverno, no entanto, o que se tem verificado é uma quantidade maior de tempestades e também a sua força tem aumentado. Fruto dos tempos e da evolução da nossa situação climática. E infelizmente irá piorar.


Para a fotografia, este tipo de clima não é muito favorável, obviamente com a chuva e vento fica difícil conseguir fotografar, mas por outro lado ter céus poderosos e dramáticos é algo que um fotógrafo de natureza e de paisagens anda sempre a tentar conseguir! Assim que, temos algo ótimo em condições péssimas!


Não é incomum que a escolha dos nossos tempos livres seja óbvia! Lareira ou aquecedor, uma mantinha nas pernas, sofá e ver um filme! Embora também goste (quem não!), as minhas escolhas são outras. Várias vezes são estas condições que me levam a sair de casa e a procurar fotografar!


Hoje, no blog, apresento-vos aqui também uma "meia" novidade. Meia porque o canal já existia, no entanto decidi voltar a dar vida ao meu canal Youtube e agora, nalgumas situações, podem não só acompanhar aqui no blog, como também ver os episódios em vídeo! Se subscreverem o canal youtube ajudam a que o canal possa crescer e ter mais alcance e ficam também sempre mais informados sobre os novos vídeos do canal!


No episódio de hoje, decidi aproveitar a meteorologia para fazer algumas fotografias que necessitam de uma luz especial, tantas vezes conseguida nestes dias mais cinzentos e mais nublados. A ideia é abraçar uma abordagem minimalista e efetuar fotografias diurnas de longa exposição. Captar a luz desta forma permite que consigamos alterar significativamente o nosso ponto de vista e obviamente alterar a forma como observamos a paisagem. Com um tempo de exposição muito longo conseguimos fazer o efeito de arrastar tudo aquilo que estiver a mexer ficando estático e nítido o que estiver inerte.


Assim, desloquei-me à Albufeira do Azibo no Nordeste Transmontano para efetuar, ou pelo menos tentar efetuar algumas fotos usando a longa exposição como técnica. Mas não queria apenas usar a longa exposição, queria usar uma perspetiva minimalista em fotografia. O que é isto de perspetiva minimalista? Basicamente, refere-se a fazer uso de poucos elementos fundamentais para a estrutura da imagem e com isso criar uma narrativa forte. Ao contrário do que se possa pensar ou imaginar, a perspetiva minimalista é incrivelmente difícil pois cada plano tem que estar bem pensado e executado, de forma a criar impacto visual. Como temos poucas coisas na nossa composição, tudo se transforma em muito, ou extremamente importante e por isso este tipo de fotografia é bem difícil de executar.


Dentro daquilo que pretendia, uma perspetiva minimalista, o objetivo principal que tinha era tentar encontrar uma árvore morta dentro de água. A composição passaria por fotografar a árvore com recurso a uma longa exposição para que tudo ficasse com arrasto de movimento e pudesse "alisar" a àgua à volta da árvore. Com nuvens dramáticas e pesadas, também estas quando arrastadas ficam com um efeito incrível! Por fim faltava apenas escolher a cor. Usar a cor como forma de expressão no contexto minimalista, ou optar pelo dramatismo do Preto e Branco? Optei pelo Preto e Branco, nesta situação.


Para efetuar fotografias de longa exposição durante o dia, é necessário utilizarmos filtros que bloqueiem a entrada de luz, se não o fizermos ficamos com uma fotografia completamente sobre-exposta! Um dos meus filtros favoritos é o filtro Marumi ND 100.000 que retira 10 stops de luz! Isto permite-me efetuar exposições de 4 minutos, ou mais criando efeitos de arrasto lindíssimos! Também tenho filtros ND64 e ND8 cada um a retirar F-stops de luz equivalentes ao seu nível, para que seja possível efetuar então, longas exposições. Claro que é necessário usar também um tripé e é muito aconselhável usar um disparador externo. Qualquer vibração no tripé ou na máquina vai-se notar na fotografia, com efeitos na perda de detalhe ou mesmo resultando numa foto tremida.


Uma dica importante quando fazemos este tipo de fotografia com filtros ND é fazer primeiro o enquadramento e pensar a composição, antes de colocar o filtro na objetiva, pois depois de o colocarmos não conseguimos ver nada!


E por falar em composição, como já referido em cima, a fotografia minimalista tem então um dos seus principais desafios na composição! Trata-se de conseguirmos isolar e fazer destacar um elemento e que a fotografia se possa definir verdadeiramente por esse elemento. Assim que a hora de compôr a fotografia e decidir o que vai ficar e o que não vai ficar é extremamente importante! Diria que é sempre importante, mas aqui ganha um relevo ainda maior! Tudo tem que estar certo para que resulte!


Desta minha saída, confesso que não fiquei muito satisfeito. A chuva fez-me fazer as coisas à pressa, por vezes e a dificuldade em conseguir encontrar a tal árvore morta, fez com que ficasse um pouco ansioso. Tudo isso dificultou o processo criativo. Mesmo que não tenha ficado 100% satisfeito, consegui fazer algumas fotos boas e partilho convosco uma delas.



longa exposição fotográfica, com rochas no primeiro plano e ima raíz de uma árvore cortada. Ao fundo uma ilha. Arrasto de água e nuvens em técnica de longa exposição
Uma perspetiva Minimalista



E que dificuldade tive em fazer esta foto. Tinha na minha frente 2 elementos que queria enquadrar e que fizessem parte da minha composição, mas nada batia certo! Queria que todos os elementos ficassem totalmente rodeados de água, ou seja, que estivessem totalmente dentro de água e não conseguia. O facto das rochas serem maiores que o tronco criava-me uma grande desproporção que resolvi ao baixar um pouco o plano. Olhava e havia ali alguma coisa que me fazia franzir a testa. Mas por outro lado, na minha imaginação, a fotografia resultava! E depois de ter feito a foto, resultou! O que mudou foi que eu estava a ver a fotografia com os meus olhos, numa perspetiva de congelamento de imagem e nessa perspetiva não resultava tão bem, no entanto a longa exposição fez com que resultasse!


Para verem toda a história deste dia, as filmagens deste local onde fiz esta foto e para verem as outras fotos, vejam o vídeo! Espero que gostem!


PS: No vídeo falo em Inglês, devido ao maior alcance que os vídeos em Inglês podem ter. Se tiverem dificuldade em entender, podem acionar as legendas automáticas e escolher o idioma Português. O Youtube gera as legendas automaticamente!

PS2: Se gostarem ou valorizarem que faço por aqui no Blog, convido-vos a pagarem-me um café, isso ajuda a que possa criar mais conteúdo e que este blog e o canal Youtube possam crescer! Muito obrigado!


https://youtu.be/i_gXHjX0N-w?si=s0WS5yu9jJOXQ5gJ






1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pague-me um café! Este Blog é gratuito e sempre será, se valoriza a informação que aqui é colocada pode agradecer, doando a contribuição que entender.

PayPal ButtonPayPal Button
bottom of page