Novo Anúncio Sony - Suficiente...ou desilusão?











Após a contundência das últimas notícias vindas da Canon, com vários anúncios de material mais virados para a indústria do Vídeo, era com alguma expectativa que se esperava o anúncio da Sony hoje. Recordemos que a Canon lança para o mercado a nova Canon C300 MkIII, lança a nova objetiva para cine "Cine-servo 25-250 T2.9-3.5" uma incrível objetiva com sistema Servo integrado para um seguimento total de movimento (imagem em baixo) e ainda, além de outros acessórios e produtos, lançou também novas informações sobre a EOS R5 que chegará em Julho e que tanto "reboliço" tem criado na internet!

Nova Objetiva Cine-Servo para funcionar em sensores 4K e para mount EF e PL.





Assim que, seria de esperar um boa resposta da Sony a todas estas novidades da Canon! Desde logo seria de esperar a introdução no mercado da Sony FX6, a versão super 35 da FX9. Tal como a Canon que introduz a C300 MkIII que é a versão Super35 da C500. Mas não...nada de Sony Fx6 o que me deixou perplexo! Seria de esperar que a Sony pudesse também fazer o primeiro anúncio de desenvolvimento da nova Sony A7SIII (segundo os rumores será de esperar o anúncio de desenvolvimento em finais de Junho e o lançamento em Outubro/Novembro. Mas de tanto esperar os utilizadores Sony já estarão completamente descrentes que alguma vez a câmara possa chegar ao mercado!". Então o que é que nos trouxe de novo esta conferência de imprensa? Em boa verdade, uma mão cheia....de muito pouco para aquilo que os "content creators" poderiam esperar, mas trouxe bastante para os "broadcast creators". Vamos então apresentar as novidades da Sony: Em termos de máquinas a adicão de uma nova máquina de filmar da linha "broadcast". A Sony lança a nova PXW-Z750! Esta máquina, especialmente concebida para reportagens, diretos, etc tem uma característica especial que é o novo sensor "Global Shutter" e a capacidade em transmitir em direto em HDR!



Este novo sistema da Sony promete! O sistema global shutter é algo bastante aguardado na indústria da imagem pela capacidade em produzir imagens sem distorções causadas por movimentos rápidos, principalmente movimentos laterais que nos sensores de hoje causam o chamado "rolling shutter".

Assim que, de uma forma muito saudável a Sony continua a evoluir os seus sensores, produzindo produtos de elevada qualidade. Mas não será uma máquina acessível a todos, com o preço a rondar os 36/38 mil euros. Ainda assim uma boa introdução da marca. Curiosamente, um ponto algo "negativo". Em termos de câmara lenta a maquina apenas grava em 120fps em HD (1080p). Algo estranho para uma maquina deste valor monetário...Em termos positivos, a máquina é capaz de um máximo de Pre-roll de 15 segundos, ou seja, mesmo nao estando a gravar ela mantém as imagens em cache possibilitando gravar os últimos 15 segundos e ajuda a não perder as cenas de ação repentinas.






A Sony anuncia também 2 novas câmaras e confesso que estas me deixaram confuso. Ao início pensei que poderia ser uma câmara com um potencial uso para vida selvagem, para colocar a câmara em zonas onde o operador de câmara não possa estar. Os 4k60FPS que apresenta foram ainda mais um "chamativo". Mas depois percebi que não. Esta câmara têm especial aplicação para gravação de auditórios, para gravações de palestras, aulas etc e estará integrada num circuito de TV ou sistema IP. Apresenta um zoom de 25x bastante útil para aproximações a palestrantes etc.








Um novo anúncio também da marca, não é bem um anúncio, é um Upgrade à sua Sony Fx9. A chegar apenas em Outubro (ainda faltará muito), a marca introduz na maquina Os seguintes novos "specs": - 4k 50/60fps com Oversampling

- FF crop 5K

- 180FPS FHD ou seja 1080p

- HDR (HLG - Hybrid Log Gamma)

- Melhorias desempenho ISO (gain input)

- 16 bit RAW Output (presumo que através de saída SDI)

- Eye AF (melhorias no sistema AF)

- Touch screen operation para sistema de menus

- 4K DCI

- DXW digital wireless audio receiver


Basicamente são estas as grandes alterações à Sony FX9. Segundo muitos dos que adquiriram a câmara ou queriam adquirir, muitos destes specs eram os que estariam à espera logo desde a chegada da câmara e sentiram que não justificaria o upgrade da FS7 para a FX9. Talvez com estas atualizações a marca possa convencer os seus clientes a fazerem o upgrade para a FX9 e/ou a satisfazerem plenamente os que já adquiriram. A Sony lança também um upgrade à sua linha de cinema profissional, a Sony Venice, indroduzindo a Ver.6.


A Sony introduziu também nesta sua apresentação online a cãmara Sony HDC-5500 mas deixou-me confuso, pois esta câmara tinha sido já apresentada na NAB em 2019. Depois, uma série de novos produtos todos muito direcionados ao "broadcast" e à produção. Em suma, julgo que os mais contentes com este anuncio da Sony serão mesmo os grandes produtores que fazem grandes coberturas desportivas, de espetáculos etc, com uma série de novos produtos para si direcionados e, claro está, com a cereja no topo do bolo, a nova PXW-Z750. Os utilizadores da Sony FX9 poderão também ficar contentes com este novo upgrade, ainda que só estará disponível em Outubro, assim que terão que esperar 6 meses pelo upgrade. Uma boa notícia é que será um upgrade gratuito!! ;)


E basicamente foram estas as novidades Sony. Ficou por apresentar a Sony Fx6 e não consigo arranjar um motivo válido para que esta máquina não tenha ainda sido apresentada pela marca. Depois, julgo que a marca poderia ter desvendado alguma coisa sobre o seu futuro em termos de "content creators" respondendo um pouco à investida feroz da Canon. Mas nada. Aguardemos até Junho para ver o que a Sony nos reserva. E digo até Junho, porque se a marca nada diz, entra Julho e a EOS R5 entra no mercado e isso pode significar o limite para aqueles utilizadores da Sony que esperam pela A7SIII e poderão dar o salto para a "apetecível EOS R5. Temos dias fenomenais pela frente no que respeita produtos fotográficos, falta é normalizar mercados, normalizar vidas, para que todos possamos adquiri-los e usufruir deles. Esperamos que tudo se resolva o mais rápido possível! Até lá, fiquem a salvo e protejam-se! E fiquem na companhia do Blog!







46 visualizações

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature