Nova máquina Cine da Canon - EOS C300MKIII




No passado dia 20 a Canon efetuou uma conferência de imprensa online onde revelou alguns dos seus novos produtos! Claro que para o mercado de "consumers" em termos de fotografia e "video content creators", a maior notícia foi mesmo as novas revelações sobre a super potente EOS R5 mirrorless que deverá ser anunciada em breve (final de Maio) e deverá chegar ao mercado em Julho. Para mais informações vejam o post aqui no Blog!


https://www.pedroregowildlife.com/post/canon-anuncia-mais-da-eos-r5-e-confirma-o-all-in




No entanto a marca lançou mais novidades para o mercado e a Indústria da imagem! Desde um sistema totalmente inovador de cobertura de eventos desportivos através da captação de dezenas de imagens em câmaras distribuídas num estádio e depois transformadas em tempo real numa imagem 3D, a uma série nova de câmaras "broadcast" 4K para eventos desportivos e finalmente uma nova objetiva e uma nova máquina para a sua linha de cinema! Eis que surge então a fantástica Canon C300MKIII!









A Canon atualizou a sua linha C300 com a chegada da sua 3ª versão. E a marca parece decidida a não desiludir os seus utilizadores. Desde há alguns anos para cá que a Canon começou a ser criticada pela sua falta de "inovação" e por alegadamente propositadamente retirar sempre algum ou algumas características que irritavam os utilizadores e que faziam com que as câmaras fossem muito boas mas....faltava sempre aquela "coisa" que as podia fazer especiais. Isso começou a ser conhecido no meio cinematográfico como o "Canon cripple Hammer", ou seja sempre que a Canon entusiasmava com um produto novo, lá vinha a martelada do desânimo ao descobrir que faltava sempre aquela "coisinha". No entanto a Canon parece decidida a ultrapassar esse "problema" e a colocar nas máquinas aquilo que realmente as pessoas que compram gostariam de ver nelas! Mas antes de falarmos um pouco da máquina vamos ver as suas principais características:



"SPECS" Canon EOS C300mkIII


  • 4K DCI/UHD up to 120 fps and 2K/HD up to 180 fps — with 4:2:2 10-bit XF-AVC recording

  • 2 CFexpress media card slots

  • Compatibility with EF and PL lenses (with optional mount kit) as well as anamorphic and spherical lenses

  • Dual Pixel CMOS AF, up to 120fps

  • 5-axis electronic image stabilization, which can be utilized even without the use of a lens with IS functionally

  • Support for Canon Log 2 and 3

  • Four-channel recording that supports 4 XLR inputs with the use of the EU-V2 expansion unit

  • User LUT allowing users to upload and apply custom LUTs

  • The camera body is approximately 6 in (width) x 5.8 in (height) x 6.6 in (depth) with a bodyweight of approximately 3.9 lbs., making it compact and lightweight.



Abordando então a câmara em termos técnicos, temos aqui o sonho de câmara de qualquer "content creator", criador de documentários e pequenas produções. Esta C300 é a versão "crop", ou em termos técnicos, é a versão Super 35 da sua irmã, a Canon C500. E verdadeiramente, é esta basicamente a maior diferença entre as duas. A C500 é equipada com um sensor Fullframe e a C300 tem um sensor Super35.

Relativamente ao seu desempenho em termos de tipos de resolução, temos então uma máquina com um sensor 4K, 4:2:2 de perfil de cor e 10-bit que permitem uma margem muito razoável de manobra em Pós edição! E para isso a Canon equipa esta nova C300 com o seu C-log em 3 versões C-log1, C-log2 e C-log3.


A máquina apresenta também um sistema IBIS, ou seja, In Body Stabilization, que permite filmar sem tripé e sem que as objetivas tenham o IS (Image Stabilization). Para quem faz filmagens documentais, ou o chamado "Run and Gun", a adição de um IBIS é mesmo muito bem-vinda!!


Em termos de FPS a Canon dá mais um salto e apresenta nesta câmara 120FPS em resolução 4K e 180fps em 2K! A Anterior C300mkII "apenas" filmava a 60fps em 4k tendo que baixar para os 1080P para ter os 120fps. E mesmo para usr os 60fps teria que ser com um crop de 50%, ou seja, a maquina apenas usava a parte central do sensor para poder gravar em 60fps. É portanto um excelente upgrade da marca para quem precisa de gravar em "slow motion". Mas mais que isso, a marca possibilita o uso de 120FPS com o seu fantástico sistema AF o DUAL PIXEL CMOS AF!! No passado o "tal" "Cripple hammer" teria atuado e a marca dava os 120FPS mas....o AF não funcionava nesse modo! :)


Para comprimir toda esta informação, a Canon usa o seu belíssimo codec XF-AVC que já vem sendo comum nas suas máquinas e é conhecido pela sua qualidade e versatilidade. A máquina pode gravar também em Cine Raw Light, ou seja, o ficheiro de gravação RAW da câmara, mas apenas grava em S16, ou seja aplicando um crop ao sensor S35. Uma das vantagens da gravação raw é que passa de 10-bit para 12-bit e a Canon alega que a máquina fica com 16 Stops de Dinamic range.


Outra vantagem desta nova maquina é que ela grava em HDR, indo de encontro às novas exigências do presente e futuro. Mas mais....se estiveres a gravar com tempo reduzido para fazer edição de imagem, podes gravar em HDR e automaticamente na câmara aplicar um LUT ficando com um ficheiro final já corrigido.


A máquina usa os novos cartões Cfexpress para gravação, o que é um + uma vez que eu julgo que estes cartões se vão tornar o Standard na gravação de ficheiros media.


Para finalizar, uma palavra sobre a compatibilidade da câmara, esta apresenta um mount EF, podendo aplicar um mount PL. Fiquei algo surpreendido pela falta da inclusão de um mount RF, uma vez que as novas lentes EF vão parar de ser produzidas, ou pelo menos abrandar significativamente e a marca está a apostar tudo no novo mount RF. Julgo que brevemente será lançado o mount RF para esta linha de câmaras de cinema.


Basicamente está tudo dito sobre a nova câmara, se são "filmmakers" ou criadores de conteúdo certamente que ficaram a salivar por uma máquina destas! Eu fiquei! Um dos problemas que esta máquina tem é o preço...Julgo que ela vale bem o preço que tem, mas é extremamente elevado, principalmente para mercados como o Português onde a qualidade é exigida, mas com orçamentos extremamente baixos. O preço de mercado da câmara é....11.000$ (dolares), ou seja aproximadamente 13.000€!


Numa nota final, à parte do codec e de outras características muito próprias de uma câmara de linha CINE, podemos fazer uma comparação da nova EOS R5 mirrorless que aí vem e podemos observar que a R5, além de ser fullframe tem praticamente tudo o que esta C300 tem. Claro que não podemos comparar uma maquina dedicada para filmar com uma mirrorless, mas o que é facto é que as diferenças estão a estreitar cada vez mais! Veremos como vem a R5 que certamente terá um preço mais....simpático!


Seja como for, se tivesse possibilidades de adquirir esta câmara não pensaria 2 vezes pois está excelente!


Parabéns à Canon!



37 visualizações

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature