Pedro Rego
Natureza Imersiva! - Dicas de Fotografia
Atualizado: 9 de set.
Como aproveitar um passeio de Outono e fotografar água!
O Outono e o Inverno são épocas do ano em que as oportunidades fotográficas variam imenso em relação à Primavera/Verão. As cores mudam, as flores e o verde são substituídos pelo castanho e pelo despir de árvores....Mas o que parece ser um cenário algo desolador, não é! O início do Outono brinda-nos com cores absolutamente deslumbrantes e o Inverno, mesmo que com muito menos cor, tem os seus (muitos) encantos, desde a neve, os leitos dos rios e riachos ficam com caudais mais fortes e os tons invernais dão-nos composições fortes e dramáticas! Uma das fotografias que podemos procurar no Inverno é a de paisagens com água! Os rios ganham uma nova vida e em anos de muita chuva ou neve, até os mais pequenos riachos ganham um caudal que permite fazer belíssimas fotografias! Basta esperar pelos dias certos e depois das chuvas procurar estes locais!

Para fazer esta fotografia foi necessário esperar pelo momento certo. Normalmente esta pequenita queda de água é alimentada por um rio com pouco caudal. Estamos muito perto da nascente do Rio Sabor em plena Serra de Montesinho! Assim, para conseguir uma queda de água mais forte espera-se que a chuva caia e engrosse um pouco mais o caudal de forma a termos mais água.
O local é tão bonito que o enquadramento é difícil de decidir! Desta vez a opção foi enquadrar a cascata mais perto do terço superior esquerdo e colocar no centro do frame uma pequena enseada, onde se ia acumulando alguma espuma resultante de detritos naturais, característicos desta altura do ano.
Este local é uma zona algo escura, completamente rodeado de árvores que pouca luz deixam passar! Aqui e ali o céu avista-se fazendo com que tecnicamente a fotografia fique difícil. A opção para estes casos é efetuar uma composição recorrendo à técnica HDR. Basicamente é efetuar uma composição com 3 ou mais exposições diferentes, combinando-as posteriormente numa só foto!
A queda de água pede, claro está, um arrasto de movimento, fazendo o efeito fotográfico conhecido como "véu de noiva", uma técnica usada para dar dinamismo e movimento à foto e criar um estilo mais "artístico" à composição. Para conseguir este efeito recorre-se à longa exposição onde se usam velocidades de obturação de 1 segundo, 5 segundos, 30 segundos ou mais, conforme a necessidade e a escolha artística.
Os ajustes finais são dados em edição de imagem, onde se privilegiam os contrastes entre pontos de sombra e luz e também contrastes tonais, sempre a inclinar para cores quentes e escuras, bem ao jeito da época!
Espero que tenham gostado e marcamos encontro para o novo post! Até já! ;)
Vejam também o Vídeo do behind the lens da foto!! ;)