top of page
  • Foto do escritorPedro Rego

Lançamento da nova GO PRO 12!!

E...vão 12! Foi anunciada a nova câmara de ação da Go Pro! Neste artigo vamos falar um pouco sobre a nova câmara, as melhorias, se vale a pena investir num upgrade e quais os maiores usos de uma câmara destas!


No passado dia 6 de Setembro assistimos ao lançamento da nova GO PRO 12, bem como o seu novo acessório o Max lens mod 2.0! Vamos então mostrar já de seguida as características técnicas desta nova Go Pro para depois falarmos da sua usabilidade e upgrades.



imagen da nova Go Pro 12
Nova Go Pro 12


Características técnicas Go Pro 12:


  • 5,3K A 30FPS E 4K A 120FPS

  • NOVA FORMA DE GRAVAÇÃO EM HDR PARA FOTO E VÍDEO

  • MAIOR DURAÇÃO DA BATERIA (ANUNCIADO ATÉ 2X + DESEMPENHO)

  • HYPERSMOOTH 6.0 - ESTABILIZAÇÃO DE VÍDEO

  • CAPTURA DE ÁUDIO APRIMORADA

  • FILME EM LOG COM 10-BIT DE PROFUNDIDADE DE COR.


Não irei colocar aqui todas as características técnicas que podem consultar facilmente no site da GO PRO, apenas coloquei aquelas que são as melhorias anunciadas pela marca e que podem ser então os upgrades relativamente ao anterior modelo a GO PRO 11, ou não!! Já iremos ver! Falando um pouco de cada uma...em termos de resolução a GO PRO nada acrescenta, temos os mesmos 5,3k a 30fps e 4k 120FPS que podemos encontrar na Go PRO 11. Segundo a GO PRO existem melhorias da qualidade de imagem que através da especificações não podemos verificar isso só apenas com comparativos de imagem. Segundo a marca, uma das maiores vantagens desta nova câmara vem com a possibilidade de gravação de vídeos em fotos em formato HDR que permite imagens melhores, mais imersivas e com maior gama dinâmica (High dynamic range). Esta melhoria considero-a importante em relação a Go PRo 11 uma vez que a filmagem em HDR pode de facto significar uma melhoria nos nossos vídeos em determinadas situações.


A Go Pro anuncia também a sua melhoria em termos de desempenho de bateria que é algo que "irrita" bastante no uso das Go Pro, seja que modelo for. As baterias gastam muito facilmente e em condições de "frio" elas ficam sem carga após uns 20 minutos, 30 minutos de utilização. Assim, é sempre uma condição quase imperativa que quem usa muito estas câmaras ter sempre mais que uma bateria. Assim que, um melhor desempenho das baterias será certamente algo muito bem recebido pelos amantes das Go Pro.


Em todas as atualizações de câmaras, a Go Pro atualiza também o seu Hypersmooth que é basicamente o estabilizador de imagem. Este estabilizador funciona no sensor através da estabilização digital da imagem e é uma das melhores características da Go Pro! Para conseguir saber quais as melhorias em relação ao 5.0 isso só mesmo testando...


Temos também nesta versão da Go Pro uma melhoria na captura de áudio, ou seja a Go Pro anuncia que o audio captado diretamente da câmara sem anexar um microfone ou sistema de audio será melhorado e isso também é uma boa vantagem para quem usa a câmara para vlog e nem sempre usa micro, ou mesmo para os utilizadores comuns que pretendem captar algum som de qualidade dos locais que visitam!


A Go Pro anuncia também a introdução de 10Bit de profundidade de cor em gravação LOG. Talvez isto pareça muito técnico para quem não percebe muito de filmagens mais profissionais, mas faz toda a diferença para conseguir usar estas câmaras em contexto de filmagens de trabalhos mais cinematográficos e profissionais. 10 bit de cor em detrimentos dos habituais 8 bit permite que o sensor capte muito mais cores e permite também uma maior amplitude na hora de editar os vídeos. No entanto fiquei confuso, pois esta característica é já usada na Go Pro 11, não sendo portanto "propriamente" uma melhoria! A não ser que tenham melhorar o "bitrate" e isso não consegui ver em lado nenhum.


Depois a marca oferece-nos algumas melhorias tais como lentes que se riscam com menos facilidade e que expelem com mais eficácia a água e gotas de água.


Conclusão:


Em conclusão, a Go Pro fez aquilo que já nos tem habituado ao longos dos últimos anos, uma nova apresentação de câmara que muito pouco traz de novo em relação ao modelo anterior. Fiz o comparativo e a única mudança em relação à Go Pro 11 black, é mesmo a gravação de foto e vídeo em HDR, tudo o rest é igual! Aliás esta Go Pro 12 "perde" a referenciação por GPS (talvez algo imperativo para poder baixar o consumo de energia).


Por isso e da análise que fiz, se estiver no mercado à procura de uma Go Pro pela primeira vez, ou se tiver versões da Go Pro já algo antigas (7;8;9) o upgrade pode ser algo a considerar e valerá certamente a pena. Agora, se tem uma Go Pro 11 e pensa em fazer o upgrade para a Go Pro 12, a minha sugestão é....guarde o dinheiro. Não compensa. É verdade que o audio melhorado, a melhoria da autonomia de baterias, são boas melhorias mas não sei se valem a pena perder dinheiro com a troca de Go Pros. Como sabem e como é lógico isto é apenas uma opinião generalizada e todos teremos necessidades diferentes e interpretações também diferentes. Referir para finalizar que a nova Go Pro 12 black está à venda por 449€ sem kits e a Go Pro 11 black vende-se hoje por 399€, uma diferença não muito substancial.


MAX LENS MOD 2.0


A marca anunciou também o seu novo acessório, o Max lens mod 2.0. Lançado há alguns anos juntamente com a HERO 9 temos agora uma atualização deste acessório que permite mudar a lente da Go Pro e colocar uma lente de FPV que se traduz em vídeos ainda mais Wide e mais imersivos.


Finalizando, deixo-vos aqui o vídeo de apresentação desta nova Go Pro 12!

Bons vídeos!! ;)





Posts recentes

Ver tudo

Pague-me um café! Este Blog é gratuito e sempre será, se valoriza a informação que aqui é colocada pode agradecer, doando a contribuição que entender.

PayPal ButtonPayPal Button
bottom of page