Pedro Rego
Inteligência Artificial - Qual o futuro da imagem?
É incontornável! Hoje tornou-se tema de discussão e obviamente está no centro da "polémica", o uso da IA cada vez mais presente no mundo da imagem promete uma revolução que já está em curso! Mas...será mesmo a Inteligência artificial um perigo? Será um benefício? É algo novo? Vamos abordar estes assuntos e tentar chegar a uma conclusão!

Inteligência Artificial - Qual o futuro da imagem?
É óbvio que a partir de 1984, aquando do lançamento do filme Terminator - Exterminador Implacável, onde Arnold Schwarzenegg aparecia dando "corpo" a uma máquina enviada do futuro para matar a resistência humana, os nossos medos e receios do dia em que a tecnologia tomasse conta de nós, foram aumentando e tomando parte do nosso imaginário e a palavra Skynet ficou a pertencer ao nosso léxico! O filme foi um sucesso e os outros 4 que lhe seguiram foram também.
A partir daí tantos outros filmes surgiram com máquinas a tomarem conta do Mundo e inclusivé a bem conhecida saga Matrix, que vai um pouco mais longe, caracterizando o Mundo e a nossa existência sob a forma de uma simulação onde as pessoas vivem uma vida que não existe sob a batuta de seres artificiais que tomaram conta do Mundo.
Assim que, de uma forma ou de outra, aquilo que tanto nos fascina e que tanto já ajudou o Homem, a tecnologia, também é ela própria vista com desconfiança ou medos, devido ao potencial que todos lhe reconhecemos sejamos mais entendidos, ou não e pelos receios que o homem possa um dia criar algo que não consegue controlar, ficando nós à mercê de análises e ações determinadas pela "tal" inteligência artificial.

Mas será essa desconfiança credível e possível de se materializar? Claro que sim, hoje todos sabemos o quão poderosa pode ser a tecnologia e obviamente se o Homem assim o entender poderá criar algo que seja de certa forma perigoso para a Humanidade. Não creio, no entanto, que estejamos perto de tal situação, nem tão pouco que o Homem seja tão "descontrolado" a ponto de criar tal coisa.
Ao final do dia, toda a Inteligência artificial (pelo menos a que dispomos hoje) carece sempre da programação que o Homem lhe insere e obviamente todos os seus atos e ações são previamente configurados e programados. Não existe portanto possibilidade de uma máquina poder decidir ela própria coisas como "- Vou atacar o Mundo" ou " - Vou comandar um exército de Dróides e todos têm que fazer o que eu quero"! Pelo menos....assim espero!! :D
Havia mesmo muito a dizer sobre este tema, seja no âmbito filosófico, seja no âmbito tecnológico, no entanto e para não dispersar sobre o principal assunto que me faz escrever este post, vamo-nos concentrar na imagem e no uso que a IA está a ter na criação de imagens.

Para entendermos esta problemática devemos primeiro desmistificar a IA, ela já existe há muito tempo no processo de captação de imagens, seja na forma como os programas de edição de imagem evoluíram, seja também nas próprias máquinas e suas capacidades de Auto-focagem entre outras. Não é portanto algo novo no Mundo da imagem! Então, o que mudou? Em boa verdade todo este "Hype" em volta da IA tem-se baseado em programas que hoje começam a estar à nossa disposição e que "assustadoramente" fazem um trabalho que nos levaria horas ou dias a fazer, serem feitos em segundos, fazem com que consigamos escrever textos e fazer trabalhos sem que tenhamos que "pensar", basta dizer o que queremos e fazem com que a manipulação de imagem seja algo também "assustadoramente" fácil! Ora isto pode ser um problema em potência, tal como pode não o ser....Tudo dependerá de como é usado!
Einstein, em pleno Século 20 quando criou uma das equações mais conhecidas e mais belas do Mundo, estava longe de imaginar que ela foi usada como base para o desenvolvimento do nuclear e mais tarde da bomba atómica. E tal como Einstein e a fórmula que criou, a Inteligência artificial pode também obviamente servir os 2 fins, um fim honroso onde utilizamos esta tecnologia a nosso favor e um fim perigoso que levará a usos que não serão bons para nós...Conhecendo a História do Homem isto não nos deixa propriamente descansados, pois não?
A IA entrou então hoje acima de tudo naquilo que é a edição de imagem e hoje temos programas como o Adobe Photoshop a usar IA para edição onde de uma forma incrivelmente fácil são manipuladas imagens e colocados lá objetos que não estavam na foto. Ainda dentro da Adobe, a IA ajuda a "limpar" o ruído fotográfico possibilitando que se usem fotografias feitas com ISOS muito elevados e que antes não era possível usar pela sua degradação de imagem. Ajuda também, através de tecnologia de seleção de cenas e pixeis, a que se consigam fazer seleções de objetos, céus, pessoas, etc de forma muito simples. Uma panóplia de possibilidades que irei deixar para outro post.

O que mais me assusta nesta "nova tecnologia" é a forma como podemos fazer do nada, apenas com um simples comando, uma foto. E isto sim é assustador! E se é certo que hoje ainda dá para perceber que uma foto é feita através de IA, amanhã não será certamente assim! Aliás, hoje mesmo ja existem tantas que é extremamente difícil saber distinguir se foram feitas "mesmo" ou se foram feitas com recurso a IA. Em fim de linha e no seu espectro mais grave e dramático, já não será necessário ir a África fazer uma foto de um leão, não será necessário ir a New York para fotografar Times Square, bastam linhas de texto e os programas de IA tratam do resto. Esperemos não chegar a esse ponto.

Neste momento eu estou ainda naquela fase de "esperar para ver", onde é claro que se identificam os perigos, mas estou certo de que bem legislado e com regras bem definidas, podemos dar bom uso a esta IA.
O problema são sempre os mal intencionados...e já estou a imaginar as fake news a beneficiarem tanto e tanto desta tecnologia!!
Para mim, é simples....Em relação à imagem, nada como fotografar a realidade e conseguir captar momentos....Verdadeiros!!
E vocês o que acham disto? Gostava de ouvir a vossa opinião e podermos criar uma discussão sobre o tema aqui nos comentários! Para isso, basta registarem-se aqui no Blog e poderão comentar de forma personalizada! Se não se registarem o comentário ficará com "utilizador".
Registem-se e vamos tentar falar sobre este tema!!