Hoje fez-se História!

Hoje, por vários motivos, fez-se História para a Humanidade. Após quase 10 anos voltámos a ver uma missão tripulada a levantar de solo americano, mas mais importante que isso, o teste das novas naves DragonX da SpaceX foram testadas com sucesso, pelo menos até agora. Será certamente uma nova "Era" que se inicia nas viagens tripuladas ao Espaço e que poderão ser um "novo impulso" na descoberta do cosmos.


No entanto, hoje, mais que nunca uma frase de José Saramago ganha uma força incrível:

""A mesma esquizofrénica humanidade capaz de enviar instrumentos a um planeta para estudar a composição das suas rochas, assiste indiferente à morte de milhões de pessoas pela fome. Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante."

José Saramago

Saramago sempre foi algo crítico no avanço da Ciência tal como nos mostra o seu livro "O memorial do Convento" onde Bartolomeu Lourenço, um dos protagonistas do livro, tinha como objetivo a construção de um aparelho que sulque os céus.


No entanto, eu não penso como Saramago. Julgo que Ciência espacial tem um relevo importantíssimo para a Humanidade. A nossa curiosidade de exploradores vem de há muito tempo atrás, dos primórdios onde o homem neandertal deambulava pela Terra à procura de novos lugares, nova vida. A nossa sede insaciável de pesquisa e descoberta leva-nos a ser exploradores, a tentar sempre atingir algo mais e, tantas vezes, a tentar responder às perguntas que todo o explorador faz... De onde viemos? Para onde vamos? Quem caminha connosco? Há alguém mais por aí?


E acabam por ser essas as questões fundamentais dos exploradores espaciais. Mas mais que isso, compreender o Universo, além de aprofundar o nosso conhecimento, tem-se revelado também útil em várias inovações da Humanidade. Assim que, não partilho do "algum pessimismo" que Saramago demonstrava relativamente à Ciência, principalmente à Descoberta do Espaço. No entanto, as palavras de Saramago são profundas e merecem uma breve reflexão....E certamente Saramago tem razão, se pensarmos que temos ainda tantos problemas por resolver neste Mundo...Fome, guerra, desigualdade, tantos e tantos problemas sociais....De uma forma ou de outra creio que será utópico pensar que todos esses problemas têm solução...Julgo que enquanto o Homem não crescer mais Ser, nunca conseguirá resolver problemas que advêm da falta de crescimento do seu...SER. Esta Pandemia podia ajudar a que todos pudéssemos pensar, que pudéssemos parar um pouco e tentar mudar alguns dos nossos comportamentos aqui na Terra...Mas não...Tudo irá continuar igual ou pior! Cabe-nos a todos exigir-mo-nos a mudança! Como sabem não sou um ativista, mas direciono todo o meu trabalho para a Natureza e proteção da Natureza e animais selvagens. E tínhamos nesta fase uma oportunidade grande para também pensarmos nisso. O Mundo parou abruptamente e como isso conseguimos observar uma alteração no nosso Habitat. O CO2 desceu, os níveis de poluição desceram, o Mundo, continuando assim ou pelo menos nesta toada, rapidamente poderia recuperar dos anos e anos de exageros, desde a revolução Industrial há 250 anos...Sim, 250 anos, não foi há tanto tempo quanto isso...E durante este tempo já conseguimos extinguir cerca de 60% de espécies que habitavam o Mundo e destruir irremediavelmente muitos habitats. Sei o que estão a pensar, o Mundo nao pode parar! E sei que não! E não é isso que se pretende! Pretende-se sim que todos adotemos medidas mais eficazes, que todos mudemos um pouco os nossos hábitos e que a industria e o Homem consigam descobrir novas formas menos poluentes de poder continuar a produzir mas sem matar o Planeta.


Assim que, fui um dos subscritores da carta aberta enviada ao nosso Governo, uma carta aberta assinada por várias individualidades Portuguesas, tendo como autora e 1ª Subscritora a Atriz e ativista Sandra Cóias. Foi para mim uma honra e um orgulho poder fazer parte desta carta de recomendações ao Governo.


Acredito que ainda podemos mudar, acredito que ainda podemos salver muito da terra que hoje conhecemos! E é por isso que continuarei no meu objetivo de mostrar o que de melhor tem o Mundo em ecossistemas e natureza! Conhecer para preservar!


Obrigado a todos os que vão apoiando e seguindo o trabalho que faço! Acho que estamos a fazer algo certo! Bem hajam!



© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature