top of page
  • Foto do escritorPedro Rego

História de um corço na neve

O dia amanheceu frio, aliás a noite revelou-se agreste e difícil! A neve tinha caído nas zonas mais altas de montanha! Embora não se esperasse uma grande nevada, mas basta alguma para os meus olhos se alegrarem e sentir o impulso de ir para a montanha! O objetivo é vasto, embora claro, pese sempre mais a esperança de fotografar animais selvagens na neve. No entanto nem sempre se pretende a fotografia de animais, as próprias paisagens ficam absurdamente lindas com o manto branco a cobrir as urzes, estevas e rochas!


Saí de casa muito cedo, logo pelo raiar da manhã e dirigi-me a um dos lugares que mais gosto, em plena Serra de Montesinho. Os caminhos, felizmente, estavam transitáveis e não tive problemas em chegar ao ponto pretendido. A viagem é feita de forma lenta, não só por razões óbvias de segurança, como também porque o olhar tem que estar sempre atento a algum animal que possa aparecer repentinamente. A esperança é de observar raposas, javalis, corços, veados ou, com muita sorte, o lobo ibérico!



foto de um dia de neve no Parque Natural de Montesinho
Neve no Parque de Montesinho


Encosto a carrinha e preparo-me para a caminhada. Não será longa mas será difícil, isto porque é preciso subir algumas encostas e se já é difícil subi-las sem neve, com neve é-o a dobrar! A mochila pesa e a adicionar a esse peso, ainda vem o tripé e a tele-objetiva. Ao todo são cerca de 10 a 12 kg. Inicio a subida da encosta e em boa verdade não esperava nada em concreto. Apenas gozar do momento sempre tão bom, de penetrar na Natureza, de respirar o frio que se faz sentir, de beber com os olhos toda a beleza de uma paisagem natural com neve! Após uma exigente subida a primeira paragem. Um alto rochoso com algumas cavidades, fez-me dirigir lá para ver se conseguia vislumbrar alguma evidência de presença animal. Subi a esse alto e depressa me maravilhei pela paisagem, começando de imediato a efetuar algumas fotos de paisagem. O entorno é incrível, as manifestações rochosas de Montesinho, tão imponentes e proeminentes permitem enquadramentos fortes e únicos!



foto de um dia de neve no Parque Natural de Montesinho
Paisagens fortes mas tranquilas

foto de um dia de neve no Parque Natural de Montesinho
Enquadramentos naturais


Após uma observação mais atenta, consigo identificar umas pegadas na neve! Fiquei bastante curioso sobre elas e ainda hoje mantenho as dúvidas sobre que tipo de animal as poderia ter feito! A minha primeira análise seria que a pegada era de raposa, mas depressa percebi que não. Também não era lobo. Mais parecia pegada de felino. Gato não era certamente, aliás no local onde me encontrava não há praticamente presença humana e em toda aquela zona não havia qualquer pegada na neve a não ser as minhas. Fiquei na dúvida se seria de lince ibérico, mas também cheguei à conclusão que não. Assim, a pegada mais parece de gato selvagem.



Fotos de pegadas na neve de gato selvagem no Parque Natural de Montesinho
Pegadas na neve


Por vezes bastam estas pequenas maravilhas de vermos pegadas para nos levar a sorrir e a navegar na imaginação de ver o animal a passar ali...! O dia estava lindo! Algumas nuvens mas poucas no céu azul e um sol a brilhar que faz com que o branco da neve expluda aos nossos olhos!


Havia mais para ver e mais para caminhar! Acima de tudo, nestas situações quando temos a neve presente, queremos sempre mais e mais, queremos sempre tudo! :) Voltei a colocar o tripé e a tele-objetiva no ombro e fiz-me ao caminho, numa zona sem caminhos estabelecidos, sem trilhos, sem nada a não ser a orientação espacial e o conhecimento prévio da zona envolvente. Passado algum tempo de caminhada, estando a atravessar uma zona de vale, comecei a ouvir alguns barulhos nesse vale e parei para escutar. Que seria? Em baixo, nessa zona mais baixa de vale havia neve mas também erva, seria portanto uma boa zona para poder observar alguns animais.

Após algum tempo de atenção e escuta, pois não via nada, em que fiquei estático sem me mexer, fez-se luz. Eram aves que estavam a alimentar-se e a bebericar água. Decidi tentar encontrar um spot para fazer dele um local de observação. Uma árvore pequena saía do lado esquerdo de uma rocha, que por sua vez tinha uma face côncava virada para a clareira onde estava ouvir os ruídos das aves. Em linha reta, não mais que 10 metros de distância do pequeno vale, mas para lá chegar a face da montanha era íngreme. "Bom, perfeito se elas levantarem vôo para este lado", pensei! Coloquei o tripé com a tele-objetiva e a máquina, pousei a mochila e sentei-me no chão. O sol aquecia-me mas não bastava para aquecer a cara, franzida de frio!


De súbito....na outra face do monte, para lá do vale, ouvi uns ruídos e um restolhar! Aqui começa a História de um corço na neve! Não demorei a dar com os olhos num lindo corço que vinha a saltar entre as giestas e a neve! Vinha a fugir, mas a fugir de quê? Prontamente fixei a minha objetiva nele e comecei a fotografar conseguindo fotos fantásticas!


Corço na neve no Parque Natural de Montesinho
Um corço na neve!


Mas ao mesmo tempo também estava a olhar para o alto do monte a ver do que é que o corço estaria a fugir! Seria de algum lobo? Era uma enorme probabilidade! Assim que estava ao mesmo tempo a fotografar e a olhar para o cimo do monte a ver se "algo mais" aparecia! Nada vi e fiquei "apenas" e que "apenas" com o corço que me tinha aparecido. A neve não tem só o condão de mudar a paisagem, tem obviamente também o condão de mudar as fotografias captadas de vida selvagem!



Corço na neve no Parque Natural de Montesinho
Corço a deslocar-se na neve

Corço na neve no Parque Natural de Montesinho
Corço na neve em pose

Corço na neve no Parque Natural de Montesinho a saltar pela neve e pela vegetação
O Salto do Corço

Corço na neve no Parque Natural de Montesinho a saltar
O salto do Corço na neve e na vegetação

O momento apenas durou cerca de 2 minutos mas foi o suficiente para me fazer ganhar a manhã....e o dia! Que espetáculo lindo é ver estes animais a deslocar-se por entre a neve! Depressa esqueci as aves, nem as voltei a ouvir! Ainda fiquei ali, durante algum tempo a ver se algo mais aparecia, no entanto nada mais veio. Não fazia mal, já tinha o que a Natureza me quis oferecer para este dia!


Ficam as imagens, que ainda não tinha publicado em lado nenhum. Espero que gostem!


PS: Se valorizam o trabalho que desenvolvo e as publicações deste blog, considerem contribuir pagando-me um café. O blog é gratuito e sempre será mas ao contribuir está a ajudar-me a conseguir criar mais conteúdo e a manter o blog! Para isso basta clicar no botão em baixo "doar" ou contactar caso não tenha paypal. Muito obrigado!!

7 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Pague-me um café! Este Blog é gratuito e sempre será, se valoriza a informação que aqui é colocada pode agradecer, doando a contribuição que entender.

PayPal ButtonPayPal Button
bottom of page