Greta e o Milhão de Dólares!

Confesso que não consigo compreender o "ódio" que muitas vezes se gera em torno desta criança/jovem de 17 anos! Tudo o que faz é alvo de crítica e alvo de mentiras fabricadas pelas redes sociais. E o que faz Greta Thunberg? Simplesmente é uma criança/jovem que um dia decidiu fazer sozinha manifestações à sexta feira contra o desprezo que a humanidade evidencia contra o clima! Greta não tomou o caminho das drogas, não tomou o caminho da marginalidade, não optou pela violência! Não! Greta abraçou uma causa e defendeu-a com unhas e dentes! A causa das alterações climáticas! Hoje que já todos a conhecem e que ela tem fama, depressa se esquecem do caminho percorrido pela jovem, que todas as sextas feiras, sozinha, sem jornais e tvs a acompanhar, decidiu que iria passar o seu tempo a protestar contra o escalar de violência (contra a natureza) que todos os dias perpetuamos no mundo! Mas hoje....que Greta já tem fama, muitos a acusam de tudo e mais alguma coisa. Uma das coisas que mais "impressão" me mete, é acusá-la de querer ganhar dinheiro com isto! Primeiro o ataque era direto, à própria Greta, depois logo se percebeu o ridículo de estar a acusar uma criança de 16 anos de fazer isto pelo dinheiro! Yah...como dizem os jovens, "tá-se memo a ver" um miúdo de 16 anos a traçar um plano económico-financeiro a médio-longo prazo onde ele pensa: ""Ora bem....vou-me encostar aqui a uma parede sozinho a protestar contra as alterações climáticas e daqui a 2 anos estou a ganhar prémios de 1 milhão de euros!" - É que "tá-se memo a ver né?!"

Depois o discurso de ódio virou-se contra os pais. Sim, os pais eles próprios gizaram este plano e mandaram a filha "para a esquina" a tocar a concertina porque dali a 2 anos iam ganhar muito dinheiro com ela! Os pais...ambos com empregos de sucesso, famosos e com contas bancárias muito bem recheadas! Está-se mesmo a ver que eles queriam era "pôr a filha a render"! Mas isto cola nas redes sociais! Isto cola nos discursos de ódio! Discursos de quem tem inveja do que uma menina de 16 anos conseguiu, discursos de quem simplesmente acha ridícula a questão das alterações climáticas, discursos de quem pura e simplesmente gosta é de mandar abaixo e falar mal! Greta não só teve o condão de inspirar pessoas, como teve também o condão de colocar à tona muitos dos defeitos do ser humano.... Hoje, Greta venceu mais um prémio, o prémio Gulbenkian para a humanidade atribuído anualmente, no valor de 1 milhão de euros e que pretende distinguir pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destacam pela originalidade, inovação e impacto.


E eis que depois de alguma pausa gerada pela pandemia (no entanto aqui e ali lá apareciam os posts a perguntar onde andava a Greta) voltou à baila a jovem! "Ui....Ganhou 1 milhão de euros! Eu sabia, só anda nisto pelo dinheiro!!" "Como é possível, vergonha! Aqui está a prova que é tudo por interesse!!" Um prémio dado por um júri, um prémio em que obviamente a miúda nada tem que possa manipular, mas um prémio que a voltou a colocar em destaque, não pelo trabalho dela, mas por ter ganho 1 milhão de euros! Volta a inveja, a maledicência.... Mesmo assim, a jovem Sueca decidiu doar/usar o valor que ganhou!! Sim, ouviram bem, decidiu doar 1 milhão de euros! Ora carago....então como é que a malta vai desconstruir isto para atacar! Bom, é que para doar ou utilizar o dinheiro a Greta irá utilizar uma Fundação que irá constituir com o seu nome e que irá ser criada com o dinheiro desse prémio e de outro prémio que ganhou em Janeiro, com o propósito de angariar e distribuir fundos para programas de combate às alterações climáticas. Assim, irá doar o dinheiro através da recém criada Fundação, a programas e associações que tenham valor e que de facto cumpram programas de relevo no combate às alterações climáticas! Mas isto não bastou...O discurso é então que se o dinheiro vai para a Fundação dos pais (porque obviamente ela não tem idade legal nem fiscal para conseguir gerir e fundar uma fundação e tiveram que ser os Pais a comandar esse processo) então o dinheiro é para eles e isto é somente para camuflar! Enfim...e estou a escrever isto porque isto me custa pessoalmente. Como sabem, ou sabe quem segue o meu trabalho, que também eu precisei de ajudas, também eu tive a necessidade de pedir e também eu decidi mudar a minha vida e abraçar uma causa, esta causa! Não o faço como a Greta, não tenho o alcance da Greta, nem sequer pretendo a fama dela, não sou ativista como ela, simplesmente sou alguém preocupado com o meio ambiente e que utilizo a fotografia e o vídeo para o demonstrar. E embora tente fazer tudo gratuitamente e nunca tive qualquer objetivo de ficar rico (até me dá vontade de rir só de pensar....), embora tenha toda a honra no que faço e com os sacrifícios que tive e tenho que passar ( basta perguntarem à minha mulher se não acreditam em mim) sei que, tal como a Greta, também levo "bocas", também me criticam, também fazem de tudo para desacreditar o que tão desinteressadamente faço!

Gostava de um dia ganhar o prémio Gulbenkian, não pelo milhão de euros mas sim porque era um reconhecimento do que se faz em prol de uma crença, em prol de um objetivo e de uma causa! Entetanto dou os parabéns à Greta e fico feliz que ela tenha inspirado milhares de jovens e pessoas! Venham mais Gretas! Não odeiem, não pensem que tudo no mundo é conspiratório, não achem que tudo é maldade...Afinal ainda há gente boa, há ou não há?

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature