Fotografar a Via láctea!

Atualizado: 20 de Abr de 2020

Chega Março e com ele as noites em que já é possível ver a Via Láctea! Infelizmente este momento não é o melhor para ir à aventura e nesta altura devemos permanecer em casa até que tudo isto passe! De qualquer forma, nada como começar a preparar as coisas para quando saírmos de casa consigamos ter os melhores resultados! Assim que preparei um vídeo sobre como editar as fotografias de via láctea! Mas antes de editar....devemos conseguir as fotos! Vou deixar aqui também um pequeno tutorial sobre como conseguir fotografar a via láctea! 1 - Para fotografar a via láctea primeiro é preciso encontrá-la e para isso precisamos de nos encontrar no período de meses em que ela é visível desde o local onde nos encontramos. Em Portugal, ela é vísivel desde Março até Setembro, começando depois a desaparecer. Em Março, ela apenas se revela já no fim da noite, começando a ser visível pelas 2h da manhã. Depois, progressivamente ela vai aparecendo mais cedo e em Julho e Agosto basta esperar que anoiteça para a ver.

Foto panorâmica de observação da Via láctea em Março.


Devem ainda usar programas de tracking de estrelas, ou observação de estrelas para ajudar a detectá-la no céu e a planear a vossa sessão fotográfica. O que eu uso é este (sistema android): https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vitotechnology.StarWalk2Free&hl=pt_PT


Gratuito e muito fácil de usar! 2 - Objetivas - É necessário termos uma boa lente (luminosa) para efetuar estes registos. Deverá ser uma lente no mínimo F2.8, sendo o ideal F1.4, ou F1.2! É também conveniente usar objetivas grande angulares para conseguir melhores resultados.


3 - Definir bem o Foco! Um dos aspectos que pode arruinar a fotografia noturna é o foco! Para fazer fotos da via láctea, devemos usar o foco manual e focar numa das estrelas com brilho mais forte. S tentarem focar no "chão", ou algo que fique na linha do horizonte as vossas estrelas vão ficar desfocadas. Devem utilizar o Live View das vossas câmaras para poderem focar com mais precisão! 4 - Localização! Devemos pensar com antecipação os lugares onde vamos fotografar. Nunca esquecer que vamos fotografar à noite e sem visibilidade, se não escolhermos antes os lugares, depois ficará difícil encontrar um bom enquadramento! Ou então confiamos na sorte! :) Verificar sempre se há Lua ou não! A Lua não permite fotografar a via láctea. Devemos escolher dias sem lua (lua nova), ou então quando a lua não está visível durante a nossa sessão fotográfica.


5 - Usar tripé (pois vamos fazer longas exposições) e usar um cabo disparador ajuda a termos fotos nítidas. Deves também fazer o "mirror lock up" da tua dslr (se fotografares com DSLR). Se não pretenderes usar um cabo, ou não tiveres, usa o temporizador da máquina!

6 - Leva agasalhos, as noites podem ser bastante frias, principalmente em Março/Abril mas mesmo no Verão as noites podem ficar frias! E fotografar deve ser algo divertido e não um estarmos desconfortáveis é fundamental! Estas são as dicas básicas para fotografar a via láctea! Agora é espera que o vírus vá embora e procurar nos céus a belíssima Via Láctea! Em baixo fica o vídeo sobre como editar fotos da Via Láctea! Divirtam-se neste "isolamento"!!


#vialactea, #editar #ediçaodeimagem

91 visualizações0 comentário

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature