EOS R5 - A revolta da Canon!


Aí está a resposta da Canon! Anteriormente muito criticada por ter demorado muito tempo a responder ao mundo das Mirrorless, a Canon parecia ter a corrida perdida perante o escalar de tecnologia da Sony! E de facto, desde 2017 que a Sony conquistou o seu espaço no mundo da fotografia, liderando o processo evolutivo das chamadas "mirrorless". Muitas outras marcas acompanharam a Sony, mas nenhuma no campo dos sensores FullFrame, onde a Sony era (ainda é), dona e senhora do estatuto de marca com mais evolução. No campo de outros sensores como os micro 4/3, marcas como a Olympus, Fuji e Panasonic evoluíam as suas máquinas de forma a poderem acompanhar a escalada avassaladora da Sony. Hoje vivemos tempos fantásticos no campo da imagem com uma evolução sem precedentes. Hoje são tempos incríveis e motivadores, quer para profissionais de imagem, quer para os amadores mais exigentes. (Nota: profissionais e amadores distinguem-se apenas pelo facto de para uns ser profissão e outros não...e não pela qualidade fotográfica. Falaremos disso noutro post) A Canon, após o lançamento da DSLR 5dmkIV viu-se numa encruzilhada...As Mirrorless começavam a escalar em termos de mercado e a ser cada vez mais opção, no entanto a marca ainda não estava pronta para dar esse "salto", ou então...não queria. Corria o ano de 2017 quando confrontados com a possibilidade de as mirrorless dominarem o mercado fotográfico, a Canon respondeu com um...."talvez não seja bem assim" e manteve-se com as DSLR. O facto é que as proprias "flagship" da marca estavam já a ficar para trás em termos de capacidades (ainda que obviamente fossem e ainda são maquinas magnificas) e quer a 5dMKIV e a 1DXmkII começavam a ser ultrapassadas pelas "pequenas" mirrorless, A7r3 e A9. As câmaras tiveram um impacto tão grande que levaram a Sony a acelerar o processo das mirrorless. Passado algum tempo lançam o sucesso de mercado, a A7III uma câmara híbrida que fazia sucesso no mundo dos vloggers, youtubers, travelers, etc. O seu formato compacto e a qualidade do vídeo e fotografia faziam desta maquina uma das mais apetecidas no ramos das "consumer cameras". A7r3 e A9 eram as escolhas de profissionais e amadores exigentes.




Sony A7r3



Entetanto a Canon, muito criticada e pressionada pelos seus clientes, acabou por entrar na corrida das mirrorless lançando para o mercado a EOS R - o novo formato mirrorless da Canon! Mas....o efeito não foi bem o pretendido! Embora a EOS R tenha vendido muito bem e continua a vender, o que é certo é que esta maquina ficava muito aquém das maquinas já no mercado da Sony. Para piorar a maquina ainda nao estava totalmente desenvolvida e foram necessários vários upgrades de firmware para colocar a funcionar várias funcionalidades, entre elas o Eye - AF, uma tecnologia que permite focar nos olhos. Embora a câmara não fosse má, mas também não era boa! Eu fui um dos criticos da câmara, no entanto acabei por adquirir uma há poucos dias que explicarei o porquê, noutro post! Depois veio a RP uma nova máquina do sistema R que até é muito jeitosinha....mas faltava o sumo principal...Faltavam as topo de gama para a marca poder combater com as da Sony! Entretanto a Sony lança nova cartada mandando para o mercado a A7r4 e a A9II, dois upgrades das excelentes A7r3 e A9. Mas....o mercado "torceu o nariz...! A A7r4 era "apenas" um upgrade em termos de megapixeis em relação à A7r3. Claro que tem outros updates, mas o mais relevante era esse, o passar de um sensor de 42MP para o monstruoso sensor de 61MP! Nem toda a gente achou piada a tanto MP....E honestamente eu fui um deles! Mais MP significa mais qualidade é certo, mas maiores ficheiros, menor comportamento da maquina em ISOS elevados.... No que respeita à A9II então as mudanças foram ainda menores. O mesmo sensor, a Sony apenas fez upgrade às conectividades da maquina. Importante é claro...mas pouco para motivar os compradores. Aliado a isso, a Sony A7SIII, a mirrorless mais dedicada a vídeo, nunca mais saía e até à data ainda não saiu. Mas mesmo assim, a Sony sem concorrência, ia dominando!

Chega 2020 e a Canon começa a dar sinais que quer voltar a mandar no mercado da Fotografia! Lança no mercado a toda poderosa 1dxmkIII que provavelmente poderá ser a última DSLR que a marca lança....Pelo menos nos segmentos 6D, 5D e 1D! E que máquina...Com melhoramentos quer em fotografia, quer em vídeo, a maquina é capaz de gravar 5.5k internos! Uma brutalidade! Em termos fotográficos, um novo sensor que segundo a marca é mais perfeito que o antigo e um sistema de foco melhorado. É também apresentado um novo processador, o DIGIC X e novos cartões de memória, os CFexpress com velocidades de gravação loucas que permitem tirar mais de 1000 fotos em RAW sem encher o buffer da maquina! Surreal!


A Canon lança então uma mensagem clara para o mercado! "Estamos aqui e não estamos para brincar".


Eis então que no final de Fevereiro a Canon anuncia o desenvolvimento desta nova Mirrorless, que segundo a marca irá "mudar o jogo" no mundo da imagem! Ontem, tivemos outro "teaser" da marca e está a daeixar a internet louca! Specs: Fotografia: - 45MP

- 12FPS mecânicos 20 FPS eletrónicos

- EYE AF - com 3 tipos: Cães, gatos e aves

- IBIS

- Dual card Slots (2 cartões ainda não se sabe quais....suspeita-se de 1 cfexpress e 1 SDHD II


Vídeo: - 8K @ 30fps - 4K @ 120fps - 4K @ 60fps




Com uma aparência belíssima e com umas características que não encontram rival no mercado, a Canon prepara-se para lançar uma bomba!! Se esta máquina for tudo isto que está nas especificações já conhecidas e se o seu desempenho for bom, poderemos estar perante a câmara que irá destronar a Sony no mundo das Mirrorless! Certamente esta máquina está já nos sonhos de muitos fotógrafos e videógrafos incluindo eu, faltando agora saber uma das coisas mais importantes...o preço! :) Certamente não será barata! Aguardamos desenvolvimentos, mas o anuncio da maquina ainda não estará para breve, estando previsto para Maio e a sua chegada ao mercado para Julho. Isto se o Corona virus não atrasar a produção da maquina... Até lá....a expectativa é muita!! O facto é que estamos todos "on fire" à espera desta "menina"!


56 visualizações

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature