DJI lança novo drone - DJI Mavic air 2!








Com tantos modelos lançados pela marca já começa a ser fácil confundir-nos quanto aos drones! Por um lado é bom, mais opções de escolha para os clientes mas por outro é mau, pois a marca opta pela segmentação e pela distribuição das "coisas boas". Assim, deixamos de ter drones fantásticos para termos muito bons pois falta lá sempre algo que está presente noutro de outra linha. Mas será que a DJI segmentou algo neste drone, ou ele corresponde às expectativas?


Embora não possa dar uma opinião de uso pessoal, pois obviamente não testei o drone, aliás ele só está em pré-encomenda, ainda deve demorar certamente 1 mês a estar disponível, vamos tentar fazer uma leitura do novo drone e compará-lo com outros já existentes.





Antes de mais, vamos colocar por ordem os diferentes tipos de drone: Linha Matrice e outras superiores - Pertencem à linha profissional da DJI - Drones concebidos para medições GPS, ou transporte de grandes cargas (máquinas de filmar pesadas por exemplo.) Drones com muita estabilidade e grande suporte de carga, mas obviamente muito mais caros e mais difíceis de manobrar.


Linha Inspire - Linha profissional com câmara integrada. Drones fantásticos mais fáceis de usar que os matrice e com a diferença de ter câmara integrada.


Linha Phantom - A linha profissional e de consumo da DJI. Chamados os "Prosumer" são drones capazes de trabalhos profissionais e também desenhados para os fãs de drones mais exigentes. Com facilidade de manobrar, com câmara integrada, mais pequenos mas muito capazes.


Linha Mavic - Com 2 segmentos, a linha normal e linha PRO. Mais pequenos e portáteis que os Phantom, mas com menos capacidade em termos de câmara e com mais limitações de vôo. (embora os novos já estão ao nível dos Phantom)


Linha Mavic AIR - Muito parecidos com a linha Mavic mas mais leves e portáteis. O anterior tinha menos capacidades de imagem e menos modos de vôo, este novo Air 2 aproxima-se já muito dos Mavic 2 PRO E Zoom.


Linha Mavic mini - Drones mais pequenos que os Mavic normais e com menos capacidades de qualidade de imagem e gravação. Também com limitações em termos de modos de vôo. Muito portáteis e fáceis de transportar.


Linha SPARK - As "miniaturas" da DJI. Muito pequenos com muitas limitações de sensor (qualidade de imagem) e capacidade de gravação de vídeo.



Uma grande variedade de escolha portanto, para todos os gostos e necessidades!





A DJI decidiu colocar no mercado o novo DJI MAVIC AIR 2 , um upgrade ao Mavic Air que teve boa aceitação de mercado. Mas antes de irmos analisar o novo DJI Mavic Air, confesso alguma estranheza pelo facto de a marca ter lançado uma nova linha Mavic 2 com 2 versões a PRO e a ZOOM, lançou o Inspire 2 da linha profissional, lançou agora a linha Mavic Air 2 e...esqueceu a linha Phantom! Muito se tem falado e os rumores são muito contraditórios quanto a esta linha. Uns dizem que a linha irá terminar, outros dizem que o novo Phantom está já preparado. Veremos...Seja como for, considera-se estranho pois a linha Phantom sempre foi a "coqueluche" da marca com grande aceitação entre profissionais de imagem de vídeo pelas suas incríveis capacidades de captação de imagem e de vôo. Será que estamos perante o fim da linha Phantom para dar lugar à portabilidade dos MAVIC?


Bom, mas vamos então conhecer o novo DJI MAVIC AIR 2:



Mais leve e mais pequeno - Ainda que pouco, o novo Mavic Air 2 é mais leve e algo mais pequeno que o Mavic Air. 1/2" Inch sensor, ou seja metade do tamanho do sensor do Phantom 4 pro que tem 1 inch sensor, mas que é uma evolução ao mais pequeno sensor do Mavic (1/2,3")

4K6ofps - Uma atualização aos 4k30fps dos Mavic

Lente Hasselblad - Lente com muita qualidade seguindo a linha DJI MAVIC PRO

48MP - Um enorme upgrade em termos de resolução de sensor que permitirá fotos de alta resolução!

Hyperlapse mode em 8K! - De forma incrível será o 1º Drone a gravar em 8k ainda que em modo Hyperlapse! Uma grande evolução que sinceramente me surpreendeu!

Fotos e Vídeo em HDR - Com o sistema smartphoto permite tirar várias fotos e juntá-las numa foto HDR e o drone permite também a gravação em Vídeo HDR

Sistema Cleaner shot e melhores cores - Com um novo sistema de redução de ruído nas fotos e melhoria nas cores. Pelo que consigo perceber, não é uma melhoria na capacidade do sensor em termos de isos altos, é sim um sistema de redução de ruído no processamento da foto. Ainda assim....interessante embora eu goste de aplicar o noise reduction em pós-processamento

240FPS em vídeo, mas presumo que seja em 1080p. (o que obviamente é excelente!) Normalmente os drones não são utilizados em gravações slow motion, a não ser para gravar algum tipo de desporto motorizado ou radical, mas seja como for, uma grande adição.

Flight Time 34mt - O tempo de vôo foi melhorado tendo agora 34mts de duração máxima de vôo.

Melhorias e adição de modos de vôo com o Tracker 2.0 - A DJI colocou praticamente todos os seus modos de vôo mais avançados neste drone ficando ombro a ombro com os Phantom! Achei isto fantástico!!!

Automatic obstacle avoid - Tal como o Phantom 4 pro este Mavic air 2 tem um sistema de deteção de obstáculos e contorna-os automaticamente ou simplesmente pára!



E este é o primeiro raio X ao novo drone! Eu sendo um muito, muito satisfeito utilizador da gama Phantom 4 pro fiquei muito surpreendido com este drone!! Ele é praticamente capaz de fazer tudo o que oPhantom 4 pro faz! Fiquei apenas sem saber se o MAvic air 2 tem um mechanical shutter ou electronic shutter. Se só tiver electronic para mim não dá porque não posso ter distorções na imagem e outra coisa que também me faz torcer um pouco o nariz é a sua falta de estabilidade em relação ao Phantom. O Phantom é incrívelmente estavel e mesmo com algum vento mantém-se estável e gravação é perfeita. Embora o serem mais leves e mais pequenos seja ótimo para portabilidade, faz com que estes drones não sejam tão estáveis em situações de algum vento.

Resumindo, o drone é espetacular! Eu se fosse um utilizador Mavic e se as especificações do Mavic não fossem suficientes para mim, este seria o upgrade natural! Quanto aos utilizadores Phantom poderão ver neste Mavic a possibilidade de passarem para um sistema com maior portabilidade e ainda fazerem um upgrade às capacidades vídeo e fotográficas. No entanto, a menor estabilização pode ser um problema...

Considero o preço bastante competitivo a situar-se nos 849€! E vocês, o que acham deste novo Mavic air 2?


Fica o vídeo de apresentação da marca! Até Já!





https://www.youtube.com/watch?v=StDjsvNFru0





29 visualizações

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature