Canon R6 - Mais uma nova da Canon

2020 promete ser um ano em grande para a Canon! Depois do lançamento da incrível 1dxmkIII que deverá marcar o fim da ERA da DSLR, a marca Nipónica prepara-se para intervir forte no mercado das Mirrorless! Muitos rumores têm vindo a público ultimamente, mas os mais consistentes e já confirmados pela marca são a toda poderosa Canon EOS R5, que podem ver aqui no blog no anterior post e agora apresenta-se a Canon EOS R6!

Quando esta câmara começou a entrar nos rumores, muito se falou dela, não só por ser nova claro, mas porque é difícil prever para que públicos alvo se insere e onde é que ela se iria colocar em termos de hierarquia, no alinhamento EOS R. Mas, já lá vamos, então aqui ficam os "specs": - 20mp full-frame CMOS sensor

- IBIS

- 12fps mechanical and 20fps electronic.

- 4K @ 60pFullHD @ 120p

- Dual card slots

- No top-down screenLower resolution EVF than the EOS R5

- Build quality not as good as the EOS R5

- New battery (Not sure if it’s the same as the EOS R5)

- June 2020 launch (We think a May announcement)


Source: canonrumors


De um modo geral, temos uma câmara de specs parecida com a EOS R5, mas com um sensor de muito menor resolução (45MP da EOS R5 para 20MP). A máquina apresenta os mesmos fps da EOS R5 (12fps mecanicos e 20fps eletronicos) e também IBIS (In body sensor stabilization). Apresenta uma característica das máquinas melhores (prosumer) que é ter dual card slot, ou seja a maquina suporta gravação em 2 cartões. Em termos de vídeo uns impressionantes 4k60fps fazem desta máquina uma incrível máquina! Então qual a confusão...? Bom, várias! mas sobretudo como interpretar esta máquina. Para começar, o seu sensor...20MP é algo baixo para os tempos de hoje...E se tivermos em conta que as já existentes EOS RP e EOS R têm 26 e 30MP respectivamente, isto baralha um pouco...A Canon desce os MP da máquina o que poderia fazer pensar que a marca estaria a lançar uma nova "entry level", ou seja, uma maquina mais barata e que fosse de entrada de gama. O corpo, sem o visor na parte de cima, também parecia indicar isso. No entanto, as outras características da máquina não apontam nesse sentido! 4k60fps, dual slot e os FPS são características de uma maquina mais avançada! Depois, surgiu a interpretação que a máquina seria mais dirigida a vídeo, ou seja, uma máquina que também fizesse fotografia, mas que o seu forte será o vídeo! No entanto não parece plausível uma possibilidade dessas, dado que o mercado aponta para o fim dessa linha de marcas em detrimento das híbridas mais equilibradas. Relembrar que inclusivé a Sony parece ter abandonado a sua linha A7S... Assim, resta a única solução que é que me parece mais viável! A Canon lança a R6 que é como se fosse uma irmã mais nova da Canon EOS R5. Corpo menos resistente, menos MP, menos capacidade em vídeo, mas na mesma uma excelente câmara! Esta maquina será mais barata que a R5 e ocupará então esse nicho de mercado que foi arrebatado pela Sony A7III que tanto lucro deu à Sony! Temos então 2 novas máquinas "na forja" e se o Corona vírus não atrasar muito as produções, a EOS R6 será lançada em Junho e a EOS R5 em Julho. Poderá também dar-se o caso de serem apresentadas e lançadas ao mesmo tempo como fez a Nikon com a Z6 e Z7. Agora...é ver o que o vírus deixa fazer. Por agora a Canon tem mostrado alguns problemas nas linhas de produção o que pode indicar alguns atrasos. E vamos ver também como ficam os "bolsos" dos fotógrafos depois de todo este terremoto e estes dias sem trabalhar.... Se quiserem comentar e deixar a vossa opinião, basta somente registarem-se! Os vossos emails servem só para o vosso registo, não são usados em nada!

67 visualizações

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature