Após 2 anos....Canon Again!

Pois é...depois de uma experiência muito positiva com a Sony, acabei por voltar 100% à Canon! E curiosamente...comprando a máquina que critiquei há uns tempos atrás, a EOS R a mirrorless da Canon!



Então porque é que passados mais de 1 ano e meio decidi comprar a máquina que na altura não gostava? Começando pela Sony. Eu gosto mesmo muito da Sony A7r3, está equipada com um sensor excelente e é capaz de produzir excelentes imagens! Quanto à capacidade da Sony não há dúvidas, é uma excelente máquina! No entanto, existem algumas coisas que me levaram a voltar à Canon. Primeiro, a forma dos corpos, eu além de estar muito habituado à forma dos corpos Canon, acho que são os corpos com melhor ergonomia! Uma coisa que nunca me agradou muito na Sony é a sua ergonomia, mas claro está...é uma questão de gostos e hábito. Outra coisa que não gosto na Sony são os menus, prefiro os da Canon. Estas são as razões menos importantes. Agora...as mais importantes!


Embora a Sony consiga produzir imagens excelentes, a verdade é que a maior parte das vezes é necessário um maior trabalho de edição, principalmente na cor, para poderes ter essas imagens excelentes. Na Canon tu tens logo acesso a uma cor inegavelmente melhor em termos de imagem saída da câmara, sem edição. É o chamado Canon color science, que eu aprecio! Enquanto que em fotografia isso é algo menos evidente, em vídeo é muito evidente! Principalmente quando gravas nos modos S-log ou em modo HDR. Em vídeo, para conseguires ter uma imagem boa é preciso um bom color grading e trabalho extra de edição. E com isto não quero dizer que a imagem final da Sony não seja boa, porque é sem sombra de duvidas, mas dá mais trabalho a conseguir. Na Canon, mesmo filmando com o perfil C-log, a imagem é muito mais fácil de trabalhar em termos de cor.

Foto - Sony A7r3




Foto Canon 1dx mkII




Depois...as razões fundamentais...O meu material fotográfico é quase todo Canon...e para usar as objetivas Canon no corpo Sony é preciso um adaptador, usando eu o sigma mc-11. E até funciona bem em fotografia na maior parte dos casos, mas noutros não. Usando objetivas longas o foco fica mais lento...E usando o adaptador para vídeo é para esquecer....perdes totalmente o autofoco em objetivas longas como a 500mm e nas outras o AF é simplesmente um desastre e não consegues usar. Ainda pensei adquirir o metabones, o melhor para Af mas o preço ronda os 800euros e dei comigo a pensar...."bolas, tantos gastos para usar lentes diferentes num corpo diferente...Isto só tem dado problemas..." Daí começar a pensar se não seria melhor mas é vender a Sony e comprar Canon e deixar-me de adaptadores e tudo o resto. Depois os Flash. É certo que não faço muitos serviços de fotojornalismo e casamentos/batizados, mas também é verdade que os faço. E normalmente esses serviços precisam de flash. Dava comigo a ter vários problemas porque os meus flash são Canon e não funcionam em Sony... Depois a gota de água...Nesta última viagem à Antártida, decidi deixar a 1Dx em casa e levar só a Sony A7r3 mais a Sony FS5 para filmar. Enquanto que no filme não tive muitos problemas, em fotografia foi um desastre. Claro que acabei por conseguir boas fotos, mas fiquei com muitas fotos arruinadas e muitos momentos perdidos. Isto porquê? Porque ao usar o adaptador a máquina perde praticamente todo o weather sealing e comecei a ter muitos problemas. A maquina bloqueava, dava erros estranhos, erros de contacto, erros de foco enfim uma serie de problemas que me deixou à beira de um ataque de nervos!! Depois, mesmo com lentes com encaixe FE (adquiri 2 lentes Tamron para a sony mirrorlesss, a 28-75 e a 17-28) continuei a ter problemas principalmente com os dias mais frios. Depois de vir a maquina funciona perfeitamente normal, assim que todos os problemas que ela me deu eram derivados do frio. Assim que, decidi que definitivamente, a Sony não é para mim. Não posso ter máquinas que me falhem assim e me deixem num estado de nervosismo louco! Asim que...por tudo isto decidi voltar para a Canon! Se acho que investir na Sony foi uma má decisão? Não, de todo!! Produz imagens espeteculares! Mas o conselho que deixo é que invistam em apenas 1 sistema! Ter 2 sistemas não funciona! Se não tivesse tanto material Canon, talvez pudesse apostar em Sony, assim não...Canon is the way! ;) Por fim, nunca se esqueçam que não é o material que usam que faz boas fotografias ou filme! São vocês atrás das maquinas! As máquinas são meros instrumentos e devemos optar por aquele que nos faz sentir bem e seja ideal para o trabalho que fazemos! Here we go again Canon! Não percam as primeiras impressões sobre a EOS R!

© 2020 all rights reserved - Go Wild / Pedro Rego Wildlife and Nature