top of page
  • Foto do escritorPedro Rego

Antártida bate um novo record negativo!


Está a terminar o Inverno na Antártida, a noite começa a abandonar o continente antártico para dar lugar a 24h de luz! Tal como expliquei no post do 2º episódio da Expedição ao Ártico, as regiões polares têm períodos de 24h de luz constante e períodos de 24h de total escuridão. Durante o período de Inverno, onde a escuridão se instala, a temperatura obviamente baixa muito. Nessa altura o gelo aumenta principalmente no mar, onde a superfície do mar dá lugar a plataformas de gelo. Depois, quando vem o "Verão" e quando os dias ficam com 24h de luz, a temperatura deixa de ser tão baixa e essa plataforma tem tendência a derreter e a dar lugar a água livre.



Desde que há estudos e observações, que esta variação e oscilação entre o crescimento do gelo de inverno e o seu derretimento no verão, têm sido acompanhados e estudados. E os últimos resultados continuam a não ser animadores. Pelo contrário, há já alguns anos que o gelo tem tendencialmente derretido cada vez mais e 2023 não é exceção. É, aliás, um novo record!


O gelo marinho da Antártica teve um crescimento baixo recorde em 2023.

O gelo marinho da Antártica atingiu a menor extensão máxima já registada, 6,5 milhões de milhas quadradas (16,96 milhões de quilómetros quadrados), em 10 de setembro, de acordo com pesquisadores da NASA e do National Snow and Ice Data Center. O mínimo recorde aconteceu numa altura em que a cobertura de gelo deveria ter crescido a um ritmo muito mais rápido durante os meses mais escuros e mais frios.



Concentração de gelo de mar na Antártida
Concentração de gelo de mar na Antártida


Este ano, a extensão do gelo marinho foi 398.000 milhas quadradas (1,03 milhões de quilómetros quadrados) abaixo do recorde anterior alcançado em 1986 – uma diferença que equivale aproximadamente ao tamanho do Texas e da Califórnia juntos. A extensão máxima média entre 1981 e 2010 foi de 7,22 milhões de milhas quadradas (18,71 milhões de quilómetros quadrados).



Variação do Gelo de Mar na Antártida
Variação do Gelo de Mar na Antártida

De uma forma constante e contínua, o Mundo continua em mudança a uma velocidade considerada vertiginosa, tendo em conta o tempo a que mudanças como as que estamos a assistir, deveriam ocorrer. O Mundo está em constante mudança e alterações destas são e seriam normais acontecerem. Historicamente a Terra já assistiu a ciclos de gelo, ciclos de fogo e obviamente irá assistir a muitos mais no tempo de vida que terá! Então, o que muda aqui?


Desde que o Homem se industrializou, fase histórica conhecida como a grande Revolução Industrial em meados de 1820 e 1840, que tudo mudou. Aumentámos muito a população, aumentámos o consumo e com maior produção veio maior consumo. Desde então e progressivamente evoluímos, mas sem grande cuidado com a forma como se evoluiu e também sem grande cuidado com a forma como se produz. Em menos de 200 anos, o impacto da nossa evolução na Terra criou um desequilíbrio profundo e impactos enormes nos ecossistemas. A essa intervenção do Homem no meio ambiente dá-se o nome de "Ação Antrópica"! Esta ação tem potenciado um aumento significativo na velocidade a que estas alterações deveriam ocorrer. Degelos que deveriam ocorrer em milhares de anos, começaram a verificar-se em centenas de anos e agora...em dezenas de anos. Mudanças na temperatura média que deveriam apenas ocorrer num intervalo de tempo de milhares de anos, estão a verificar-se de ano para ano. E tantas outras coisas mais.


De uma forma muito linear, explica-se então o termos chegado a um momento absolutamente crítico no Mundo, a era das Alterações Climáticas ou aquecimento global.

É nossa responsabilidade cuidar do Mundo. Cuidar, não só para vivermos nós, como também os nossos filhos, netos bisnetos...É nossa responsabilidade não só para viver a espécie humana, como também sendo nós o único animal racional (por vezes tenho dúvidas desta racionalidade....), zelar e garantir que todos os animais que vivem na terra tenham também essa oportunidade e que não seja por ação nossa que iremos colocar em causa todos os seus ecossistemas. A nossa responsabilidade é muita! E parece que não a queremos aceitar! E além disso...com esta emergência que temos em mãos, as atenções estão viradas para guerras e mais guerras...Para onde caminhamos?


Por um Mundo melhor, justo e habitável para todos!



Ps: Não percam muito brevemente a chegada do novo episódio da "Expedição ao Ártico"!


PS2: Os dados aqui apresentados são recolhidos em sites verificados e de um valor científico reconhecido, tais como a NASA, Copernicus e observatórios para as regiões polares.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pague-me um café! Este Blog é gratuito e sempre será, se valoriza a informação que aqui é colocada pode agradecer, doando a contribuição que entender.

PayPal ButtonPayPal Button
bottom of page